Prata Revelada
Pioneiros da fotografia em Goiás

 

Prata Revelada é um encontro de fotografia, que apresenta em seis palestras, quatro pioneiros da fotografia goiana: Alois Feichtenberger; Sílvio Berto; Eduardo Bilemjian e Samuel Costa. O evento contará com a apresentação dos acervos dos respectivos fotógrafos e com análises de suas obras por estudiosos do assunto e convidados especiais. Será totalmente gratuito. A história da fotografia em Goiás teve início a partir da primeira metade do século XX, período em que se verifica o surgimento dos primeiros estúdios fotográficos e a emergência de fotógrafos sociais e documentaristas, sobretudo, sob influência da construção de Goiânia. Deste período resulta, pois, uma vasta produção, que hoje está concentrada nas mãos de familiares, museus e instituições especializadas.

Contudo, o público goiano pouco conhece desses fotógrafos. São escassos os materiais publicados a respeito e o acesso às fotos desses pioneiros hoje é restrito. Pelas pesquisas empreendidas até o momento percebe-se que os trabalhos dos pioneiros são extremamente ricos do ponto de vista histórico, social, cultural e artístico, sendo, portanto, necessária sua divulgação e socialização.
É diante deste cenário que se justifica a realização deste projeto. Entende-se que este Encontro irá, não só resgatar os fotógrafos pioneiros, a tempos esquecidos em gavetas de museus, como também destacar a importância que tiveram na construção da memória imagética de nosso Estado e, sobretudo, de Goiânia.